Mesmo que atualmente tenhamos uma ampla divulgação sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, até mesmo com campanhas como o Outubro Rosa, muitas mulheres ainda não sabem que existem diferentes exames capazes de diagnosticar o câncer de mama.
Pensando nisso, elaborei uma lista dos principais procedimentos que são capazes de realizar essa detecção. Vamos a eles?
Biópsia ou Punção Guiada por Ultrassom
Exame realizado em clínica utilizando agulha fina e anestesia local, procedimento indolor e rápido que visa a retirada de partículas do material suspeito de câncer, que é enviado para laboratório onde é submetido a análises minuciosas.
Realizado com ultrassom, evita coleta desnecessária de material, sendo um procedimento ainda mais assertivo.
Mamografia digital
Muito indicado para o diagnóstico precoce do câncer, a mamografia digital é uma radiografia das mamas, em que um aparelho específico, de baixíssimo nível de radiação, comprime uma das mamas em uma forma de disco, facilitando a identificação de alterações no tecido mamário.
As imagens são analisadas por um computador de altíssima resolução, assim os médicos conseguem realizar um diagnóstico completo e mais preciso, favorecendo o início de um tratamento o quanto antes, se houver resultado positivo, aumentando as chances de cura do câncer.
Ultrassonografia das mamas
Este exame possibilita a visualização de nódulos pequenos, ou em mamas maiores e mais densas, que podem passar sem serem notados pela mamografia. É um ótimo complemento ao outro exame citado, justamente pela não utilização de radiação ionizante.
Ressonância magnética da mama
Muito eficaz para a identificação precoce de câncer de mama em mulheres mais jovens, com mamas mais densas e até em homens. Auxilia na confirmação do diagnóstico do médico ginecologista, bem como na visualização do tamanho do tumor e seu desenvolvimento nas mamas.
Lembrando que para garantir o sucesso do tratamento subsequente ao laudo positivo para câncer, é necessário que a detecção seja feita o mais cedo possível. Por isso reforço a importância de realizar exames periódicos e acompanhar quaisquer alterações em seu corpo!
Comente com SIM se você considera as informações neste post pertinentes ao assunto!
Alguma dúvida? Entre em contato e saiba mais!

Oncologista em Ponta Grossa PR
Atuando na cidade de Ponta Grossa desde de julho de 2014 , Oncocentro, é uma equipe multidisciplinar especializada com foco na prevenção, tratamento , ensino e pesquisa de pacientes portadores de neoplasias malignas. Tendo com missão buscar a excelência no tratamento oncológico com a adoção das técnicas mais avançadas oferecidas pela medicina na atualidade.
Agende sua consulta agora
Ou mande uma mensagem:
Ou Ligue:
Dr. Ricardo Aurichio – Oncologista (CRM 25806 – RQE 17941)
R. Nestor Guimarães, 281 – Estrela, Ponta Grossa – PR,
Assuntos Relacionados
- Alimentos que devemos evitar para prevenirmos o aparecimento do câncer
- Quais são os exames mais recomendados para a detecção do câncer de mama?
- Por que a histeroscopia é uma aliada no diagnóstico precoce do câncer de útero?
- Paciente Oncológico pode tomar vacina contra Covid-19?
- 15 de Fevereiro: Dia Internacional de luta contra o Câncer Infantil
- Quando se deve buscar um Oncologista?
- Os melhores Hobbies para pacientes oncológicos
- 4 de Fevereiro – Dia Mundial do Câncer
- Chimarrão causa Câncer?
- Tumores de Cólon?
- O Tratamento Cirúrgico do Câncer: Quem precisa?
- Janeiro Verde: Câncer de Colo do Útero